Nossa História

09 de Abril de 1989. Um dia histórico para os trabalhadores nas nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Poços de Caldas. Nesta data foi fundado o SINTRACOM SUL MINAS – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul de Minas. Se todo começo é difícil, imagine então o início de uma entidade sindical de trabalhadores no interior de Minas Gerais! Mas, historicamente, nas dificuldades, o movimento sindical sempre se fortalece e não foi diferente com o SINTRACON SUL MINAS. Contamos com o fundamental auxílio o Sindicato Metabase, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativa, que nos cedeu uma sala em sua sede para o início das nossas atividades. No início, o Sindicato era exclusivo da cidade de Poços de Caldas, mas em 1992, percebendo a necessidade dos trabalhadores de Andradas e Pouso Alegre, numa atitude visionária e integradora, o então presidente do sindicato, Sr. José Alves, promoveu uma assembléia para que a atuação do Sintracom fosse estendida para essas duas cidades, passando assim a se chamar  Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Poços de Caldas, Andradas e Pouso Alegre. Foram anos de muito trabalho até que em 2005 ocorreu uma ampla mudança dos quadros de diretores do nosso sindicato. Desde então, o sindicato cresceu em atuação e credibilidade, expandiu e melhorou os serviços oferecidos, passou por um processo de completa modernização e buscou aumentar o número de filiados para que pudesse promover, de fato, uma integração do setor no Sul de Minas.  Mais uma vez a preocupação em unificar e ampliar a base de atuação se fez presente indo ao encontro da necessidade de uma representação forte e atuante para defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores das pequenas cidades no entorno de Poços então, a base foi novamente ampliada. Atualmente, temos muito orgulho em afirmar que nossa base de atuação é de 77 cidades e um universo de aproximadamente 18 mil trabalhadores, contamos com a sede em Poços de Caldas e mais 2 sub-sedes nas cidades de Pouso Alegre e Itajubá. Próximo passa será a implantação de mais uma sub-sede na cidade de Extrema, ainda no ano de 2017.

O SINTRACOM SUL MINAS vem se destacando com sua atuação na oferta de vários cursos de qualificação profissional voltados ao setor da construção. Uma preocupação constante do sindicato é promover o crescimento profissional e pessoal dos trabalhadores para que, às custas de sua dedicação e trabalho, melhorem  suas vidas.

Maurício Assis, atual presidente do Sintracom Sul Minas, faz uma breve análise da atuação do sindicato: “Muitas coisas foram realizadas e muitas ainda precisam ser realizadas, mas sabemos que uma entidade sindical não é feita apenas pela sua diretoria e sim com a participação e engajamento de todos os trabalhadores da categoria, porque juntos, com certeza seremos mais fortes.”

Como demonstração da força e importância que o nosso sindicato vem conquistando com um trabalho sério e dedicado, atualmente, o presidente do SINTRACOM SUL MINAS faz parte de diretorias de entidades em nível estadual e nacional. Isso é motivo de orgulho para nós pois é um reconhecimento do bom trabalho desenvolvido por todos que ajudam a fazer do nosso sindicato um bom exemplo de entidade sindical atuante e representativa dos seus sindicalizados.

Nossa Missão

O SINTRACOM SUL MINAS, almeja o reconhecimento, tanto pelos trabalhadores da categoria como pelos outros sindicatos e pelas classes patronais, como um sindicato forte, grande, atuante, organizado e altamente comprometido com a causa trabalhista que defende.

Nossa Visão

Defender os direitos dos profissionais da indústria construção, mobiliário e montagem e manutenção industrial, atuando como organismo de combate à desigualdade social, econômica e cultural e agente de fortalecimento da distribuição de renda e da valorização do trabalho.

Nossos Valores

• Autonomia sindical frente ao Estado, governos, patronatos, partidos e agrupamentos políticos, credos e instituições religiosas;
  • Ética e transparência nas ações;
  • Universalização dos direitos a partir de novos paradigmas de geração de trabalho e renda;
  • Qualidade na prestação de serviços para os sindicalizados ou não;
  • Capacitação do quadro de dirigentes para a realização dos objetivos da entidade;
  • Respeito ao ser humano.

ONDE ESTAMOS

pocosdecaldas@sintracomsulminas.com.br